Inteligência não é nada sem controle

Inteligência não é nada sem controle

Para os que estão aqui há algum tempo vão se lembrar que a frase faz uma paródia da original:

Potência não é nada sem controle. 

O slogan foi cunhado pela Pirelli e em suas propagandas apresentavam carros esportivos em alta velocidade. 

Na iniciativa de marketing, iniciada em 1994, o produto era demonstrado como importante para conseguir frear e fazer curvas com aquelas “máquinas”.

Uma ideia bem inteligente fazendo o impensável: colocar os pneus como mais importante do que a potência, mostrando que o segundo só é bom porque tem o primeiro.

Então, aproveito para fazer uma alusão aos conceitos de IA, principalmente no uso de IA generativa como parte de uma solução corporativa ou outras que se precisa de um grau maior de certeza nas respostas.

Já escrevi aqui sobre as “incertezas” da IA e não vou me repetir. Mas, das experiências que estamos tendo por aqui, a solução nunca sai redonda se deixarmos a IA “solta”.

A ideia aqui é que a IA tem respostas muito boas, mas não queremos uma resposta boa. Queremos a resposta que nós achamos correta e não o que a IA acha. Muitas vezes com conhecimento que a IA não tem ou tem de forma genérica.

Quando falamos de conteúdos corporativos específicos, isso fica mais fácil. Foi o que fizemos com a IA do nosso site. Alimentamos com dados do nosso negócio, que são dados “novos” para a IA, e pedimos que ela respondesse em nosso nome. 

Ainda assim, não queremos respostas genéricas, não queremos “falar” de assuntos não pertinentes ao nosso negócio, ou que o usuário fique ‘flertando” com nossas respostas.

Em outro exemplo que fizemos, o “Catequista Virtual” do portal Lux Mundi, a dificuldade foi outra. A base de conhecimento necessária, doutrina católica, já estava contida na base de conhecimento do modelo. Mas ninguém quer a resposta do modelo, mas a resposta certa.

Essa, sim, foi uma batalha campal, que, em caso de curiosidade, posso contar como foi.

Mas em ambos os casos, o que quero dizer é que a resposta do modelo de IA é um componente do processo que depende de muitos controles, de entrada, de saída e de qualidade.

Duvide de soluções que propõem uma resposta direta sem qualquer controle anterior e posterior, ainda que o modelo tenha sido customizado para ter um padrão especialista, como já fizemos.

Ai, sim, acredito que nossa paródia com a frase — Inteligência “artificial” não é nada sem controle — passe a fazer mais sentido. O que parece?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *