Como começar a usar IA? Que pergunta é essa?

Uma das perguntas que recebemos com bastante frequência, seja em palestras ou em conversas de reunião, é “Como começo a usar IA na minha empresa?”.
A tentação, e muitos “coachs sabidões” fazem isso, é mandar logo um:
Cinco passos para implementar IA na sua empresa!
Não sou “coach”, e sei que não tem regra que sirva para todos. Quero sempre encontrar a melhor e única resposta para meus clientes.
Então, como bom engenheiro, preciso separar as coisas antes de responder. Ao fazer isso, as conversas começam a ficar muito mais interessantes e personificadas.
Primeiro, é preciso separar qual pergunta estamos tentando responder:
1. Como minhas equipes podem começar a usar a IA?
Ou,
2. Como minha empresa, para melhoria de resultados, pode começar a usar a IA?
Veja que as abordagens são bem diferentes.
Para a primeira, já há uma boa e uma má notícia.
A boa é que provavelmente parte de sua equipe já está utilizando IA através de modelos LLM (como o GPT) pedindo ajuda para fazer seu trabalho. Podemos nos perguntar, em outro artigo, se suas entregas estão sendo turbinadas pelos modelos ou se são totalmente realizadas por eles. A resposta pode nos causar alguma falta de ar.
Por outro lado, e essa é a má notícia, apesar de todos os seus esforços para cuidar da segurança corporativa, seus usuários, provavelmente, estão utilizando aplicativos que você nem sabe quais são.
Alguns podem ser famosos, como o chat GPT, outros não temos qualquer informação a respeito. Surgem dezenas de alternativas de aplicativos todos os dias e todos estão muito ansiosos para testá-los.
Vejo isso nos grupos de discussão que participo. Nem importa muito o que fazem, todos querem testar o quanto antes.
Lamento informar, mas nestes aplicativos, conhecidos ou não, seus usuários estão fazendo uploads de planilhas de clientes, dados de faturamento e informações sigilosas, com o objetivo de que os modelos os ajudem para compor relatórios, resumos e análises.
Nenhum de nós é capaz de saber onde vão parar estes arquivos, se estão seguros, ou se esses dados serão utilizados ou não para aperfeiçoar os próprios modelos.
Dito isso, podemos repousar nossas atenções sobre a segunda questão. Como começar a usar a IA corporativamente?
Bom, pensemos numa analogia. Imagine que convoquei uma reunião para você, onde estarão um pedreiro, um encanador, um eletricista e um marceneiro. Ao entrar, proponho a seguinte questão:
Amigos, este aqui é o meu cliente. Ele quer perguntar como ele pode começar a trabalhar com vocês.
A pergunta é um pouco estranha, não é? Mesmo que você explique que gosta de prateleiras de madeira, luzes indiretas ou água quente, qualquer um deles vai dizer:
O que quer que eu realize?
Com a IA, eu sou o cara que tem todas as ferramentas, todos os materiais que você pode precisar para construir qualquer coisa, mas não posso iniciar um trabalho em madeira sem uma necessidade definida, mesmo que uma simples prateleira.
Chegando neste ponto, ao invés de perguntas mais frequentes, vou me aventurar nas respostas mais frequentes:
- Não, o chat GPT não deve ser usado para qualquer solução.
- GPT não é o único modelo LLM, há uma dezena de outros. Dependendo do caso outros podem dar melhores resultados.
- Apenas uma parte das soluções sérias vai utilizar modelos LLM;
- É preciso utilizar modelos especialistas para soluções específicas, e eles não são modelos LLM;
- Uma solução bem construída vai utilizar mais de um modelo e mais de uma técnica tradicional para bons resultados.
- Ainda existem problemas que podem ser resolvidos sem IA.
- Muitas soluções dizem que usam IA, mas muitas vezes usam apenas um algoritmo próprio;
Ao final deste artigo, contudo, não quero deixar vocês com mais perguntas. Apenas deixá-los com as perguntas certas.
Então faço um desafio. Me procure diretamente com um problema corporativo real, um desejo de solução que sua empresa precisa, e podemos estudar juntos se as habilidades de IA podem ser usadas para compor uma solução.
A IA nos trouxe muitos novos “superpoderes”, e não apenas o GPT. Pense que não existem problemas que não possam ser solucionados hoje com uma boa tecnologia, de IA ou não.
A empresa que você procurar precisa ter isso claro, pois o foco deve ser no melhor resultado para a sua necessidade. Fuja de quem quer “empurrar” IA na solução ou se só sabe falar de GPT.
No final do dia, você será medido pelo resultado e não pelo ingrediente que seu fornecedor utilizou.
Concorda?